Confira aqui os principais fatos da história da Iochpe-Maxion durante os 100 anos de existência.

1912

Chegada da família Ioschpe ao Brasil

Gregório Iochpe integrou o grupo de famílias enviadas pela Jewish Colonization Association da Rússia para constituir a colônia de Quatro Irmãos, em Rio Grande do Sul.

1918
1937
1938

Constituição da Iochpe, Irmão & Filhos

A empresa, que tinha como sócios Gregório Iochpe, Miguel Ioschpe, Moyses Ioschpe, Salomão Ioschpe e Israel Iochpe, assinalou a constituição do Grupo Iochpe. Sua atividade principal era a comercialização de madeira, vigas e toras de pinho.

1956

Ingresso no setor agrícola

Criação da Auto – Agrícola - Grupo Iochpe assume representação da Massey no Rio Grande do Sul, para venda de tratores e máquinas agrícolas.

1968
1978
1979
1982
1983
1984
1989

Criação da Fundação Iochpe

Criação da Fundação Iochpe, entidade sem fins lucrativos pioneira entre as fundações empresariais focadas no desenvolvimento, aprimoramento e renovação de iniciativas do terceiro setor.

Criação da Marca Maxion

Grupo Iochpe altera razão social da Massey Perkins S.A. para Maxion S.A., e cria a marca Maxion, que consolida o perfil industrial do Grupo.

Desativação do setor financeiro

Com o fim da associação com o Bankers Trust, em 1989, o setor financeiro foi deixando de ser prioritário no Grupo Iochpe, na medida em que o crescimento e a expansão do setor industrial tornaram-se o foco dos investimentos.

1990

Aquisição da FNV

Companhia Iochpe adquire a FNV- Fábrica Nacional de Vagões, garantindo a abertura de novos mercados e a expansão do setor de autopeças.

1992

Aquisição de linha de produção de rodas da Fumagalli

Grupo Iochpe adquire linha de produção de rodas sem câmaras, uma novidade no mercado brasileiro, para tratores, caminhões e ônibus da Fumagalli. A linha, semi-nova, proporcionou a produção de cerca de 30 mil rodas por mês, consolidando a empresa como um importante player do setor.

1994

Iochpe-Maxion: nova denominação do Grupo

Como parte de um processo de reestruturação e unificação das operações a holding Companhia Iochpe passa a denominar-se Iochpe-Maxion, incorporando a marca forte criada pelo Grupo ligada ao setor de autopeças.

Aquisição da Eluma Autopeças

Iochpe-Maxion adquire planta em Contagem (MG) da Eluma Autopeças, diversificando sua produção de componentes automotivos e alcançando a liderança de mercado com vários de seus produtos.

1996

Consórcio Modular na Volkswagen

Iochpe-Maxion instala unidade produtiva no parque industrial da Volkswagen Caminhões, participando desde o princípio da instalação pioneira do conceito de Consórcio Modular aplicado no Brasil, em Resende.

Desativação do setor Agrícola

Iochpe-Maxion vende os ativos de sua área industrial agrícola para a multinacional AGCO, proprietária da marca Massey Ferguson.

1997

Fornecimento dos chassis da S-10 da GM

Iochpe-Maxion inicia produção dos quadro de chassis do veículo pic-kup S-10, alavancando a empresa como sistemista deste tipo de componente automotivo.

2000

Associação com Amsted

A associação com a Amsted, formando Amsted-Maxion deu ao Grupo uma dimensão global no setor de desenvolvimento e produção de vagões de carga e componentes ferroviários.

2003
2006

Diversificação da base de sócios

Conclusão do processo de oferta pública secundária de ações preferenciais de emissão da Iochpe-Maxion, resultando na maior participação de não controladores no capital total da empresa e no aumento do volume de transações e de sua liquidez, permitindo atrair novos investidores institucionais.

2008

Produção de Rodas na China

Iochpe-Maxion inaugura em Nantong, China, planta industrial para produção de rodas de aço para veículos comerciais, com capacidade de produção de 600 mil rodas/ano, visando o mercado europeu e asiático.

2009

Aquisição da Fumagalli

Iochpe-Maxion adquire a Fumagalli, tradicional fabricante de rodas brasileiro que pertencia ao Grupo ArvinMeritor, com unidades industriais na cidade de Limeira, no Brasil e San Luis Potosi, no México.

2011

Aquisição da Montich S.A.

Iochpe-Maxion adquire 50% das ações da Montich S.A., fabricante argentino de longarinas, chassis e estampados para veículos comerciais, criando a Maxion Montich S.A.

2012

Aquisição do Grupo Galaz/Inmagusa

Iochpe-Maxion adquire o Grupo Galaz/Inmagusa, tradicional fabricante mexicano de longarinas de aço para veículos comerciais, permitindo maior acesso ao mercado norteamericano, intensificando a internacionalização da divisão de componentes estruturais.

Aquisição da Hayes Lemmerz

Iochpe-Maxion adquire a Hayes Lemmerz, tradicional fabricante internacional de rodas automotivas de aço para veículos leves e comerciais e alumínio para veículos comerciais, com 17 unidades industriais nos Estados Unidos, no México, no Brasil, na Alemanha, na República Tcheca, na Turquia, na Espanha, na Itália, na África do Sul, na Índia e na Tailândia, tornando assim a companhia um dos maiores players globais na produção de rodas, consolidando seu projeto de internacionalização.

Grupo Internacional

Com o desenvolvimento dos negócios internacionais e a especialização em segmentos de atuação, o grupo Iochpe-Maxion cria duas divisões de negócios automotivos: Maxion Structural Components e Maxion Wheels, além da joint venture Amsted-Maxion.

2015

Sociedade com Greenbrier

A Greenbrier, líder norte americana em vagões de carga, torna-se nova sócia na Amsted-Maxion.

2016
2018

Iochpe-Maxion constrói novas fábricas

Iochpe-Maxion inicia construção de nova fábrica de rodas de alumínio em Pune, na Índia, e planta de chassis para a Renault-Nissan em Córdoba, na Argentina.