Zíperes Iochpe

Em seus 100 anos de história, o Grupo Iochpe já atuou em diversos segmentos da economia. Iniciou suas atividades em 1918 no setor madeireiro e, a partir dos anos 1950, aplicou a diversificação de seus negócios. Entre as variadas atividades, uma das mais curiosas em sua trajetória foi a implantação da fábrica de um componente do vestuário que hoje estamos bem familiarizados, mas era novidade em 1965: os zíperes.  

Após estudos a respeito da viabilidade do investimento, membros da empresa foram à Europa negociar e aprender os processos produtivos. Em parceria com uma tradicional fabricante suíça, desenvolveu no Brasil a produção destes que eram chamados de “fechos de metal invisíveis para roupas”. Foi uma das primeiras experiências industriais do Grupo Iochpe, em um momento em que o Brasil ainda era um país predominantemente rural. O produto, da marca Alco, novidade no Brasil, foi chamado pela imprensa de “Zipper Revolucionário”.  

Para divulgar a novidade, fora contratada a agência publicitária (outra novidade na época) Kley Moreira Publicidade, que elaborou o seguinte anúncio, veiculado na Rádio Guaíba de Porto Alegre no ano de 1968:  

“Destaque especial à sua elegância: o novo zíper completamente invisível da famosa marca Alco. Moderno, inteiramente adequado à mais avançada conquista da moda internacional, o novo zíper da famosa marca Alco esconde-se para que apareça mais a sua elegância. Fabricado pelas organizações Iochpe. Departamento de vendas: R. Dona Teodora, 1257 – fone 2-34-14. Vá conhecê-lo nas Lojas Colombina, Lojas Americanas e nas principais lojas desta cidade”.