Iochpe e a Copa do Mundo de 1970

Nos anos 1960, a Iochpe iniciou suas atividades no segmento financeiro. Era um momento pioneiro em que surgiam as primeiras legislações sobre o setor com a criação do Banco Central e a concessão de cartas patentes para novas instituições financeiras, permitindo a entrada de novos players. A primeira carta patente obtida pelo Grupo foi em 1968, quando foi criada a Icrefi, Iochpe S.A. – Crédito, Financiamento e Investimentos, e logo a seguir a Dicrefi – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, com sedes em Porto Alegre. A entrada neste novo ramo de atuação representou o início da profissionalização administrativa do Grupo e da implantação de valores corporativos que permanecem até hoje, com foco nos resultados, agilidade na gestão, gerenciamento consciente, disciplina financeira, crescimento estratégico etc. Nos anos seguintes o Grupo expandiu sua atuação de forma consistentemente no segmento financeiro, criando instituições de nome e prestígio, como o Banco Iochpe de Investimentos, em 1973, entre outras. 

Uma das modalidades de crédito praticadas pela Icrefi para pessoas físicas era o chamado “crédito diretíssimo”, produto criado para atender à emergente classe consumidora de eletrodomésticos e bens duráveis como o automóvel, fruto do forte crescimento econômico que o Brasil vivenciou nos anos 1960, chamado de “milagre econômico”. Um dos produtos que mais seduzia esta nova classe com poder de compra eram os televisores, que substituía progressivamente o rádio como meio de comunicação mais popular entre os brasileiros. E com aquele timaço de 1970, com transmissão ao vivo e a cores, a procura por televisores aumentou consideravelmente. Verificou-se uma grande corrida às lojas, quanto mais próximo ficava do início da Copa. 

Vale lembrar que o crédito direto ao consumidor ainda era uma novidade, uma prática quase inexistente no mercado financeiro. Para aplicar com sucesso o “crédito diretíssimo”, o Grupo Iochpe promovia treinamento específico para seus colaboradores e realizava parceria com grandes lojas de eletrodomésticos. Os agentes da Icrefi ficavam no próprio local de vendas, prestando informações, captando clientes, aprovando créditos. O processo era bem ágil e pouco burocrático. 

Com a conquista do tricampeonato, quem adquiriu os televisores certamente não se arrependeu! 

Veja como era a propaganda veiculada na Rádio Guaíba de Porto Alegre em 30 de maio de 1968: “Agora você pode comprar o que quiser; quando quiser e como quiser, usando o Crédito Iochpe Direto ao Consumidor. A Iochpe lhe oferece a possibilidade de realizar suas compras à vista, podendo obter melhores preços. Visite a IOCHPE e peça detalhes sobre o Crédito Direto ao Consumidor. Iochpe – Andradas, 1234 – 22º andar – telefone: 4-3752.