Encontre aqui algumas histórias sobre os desafios, momentos de superação e as conquistas em 100 anos do Grupo Iochpe-Maxion.

Zíperes Iochpe

Em seus 100 anos de história, o Grupo Iochpe já atuou em diversos segmentos da economia. Iniciou suas atividades em 1918 no setor madeireiro e, a partir dos anos 1950, aplicou a diversificação de seus negócios. Entre as variadas atividades, uma das mais curiosas em sua trajetória foi a implantação da fábrica de um componente…

As rodas de alumínio e a produção globalizada da Maxion Wheels

Na história da indústria de autopeças é constante a evolução tecnológica em busca de otimização de peso e custo dos produtos, levando sempre em conta a resistência, segurança e longevidade em sua aplicação. No caso da produção de rodas, diversas matérias-primas já foram utilizadas na confecção deste que é um dos mais importantes componentes dos…

Criação e divulgação da marca Maxion

A marca Maxion foi criada pelo Grupo Iochpe em 1989, após a aquisição da Massey Perkins S.A., tradicional fabricante de tratores e máquinas agrícolas da marca Massey Ferguson, e de motores da marca Perkins, com unidades em São Paulo e Rio Grande do Sul. Com assessoria de grandes agências de publicidade, a Companhia Iochpe criou…

Iochpe e a Copa do Mundo de 1970

Nos anos 1960, a Iochpe iniciou suas atividades no segmento financeiro. Era um momento pioneiro em que surgiam as primeiras legislações sobre o setor com a criação do Banco Central e a concessão de cartas patentes para novas instituições financeiras, permitindo a entrada de novos players. A primeira carta patente obtida pelo Grupo foi em…

Iochpe-Maxion e o segmento industrial agrícola

Um dos marcos que representa o início do foco do Grupo Iochpe no segmento industrial foi a aquisição da Massey Fergusson Perkins S.A., ocorrido nos anos 1980.   Atuando no Brasil desde 1937, a Massey, empresa de origem canadense, foi nomeando representantes em diversas cidades brasileiras. Suas primeiras colheitadeiras, importadas da matriz, inauguraram a colheita mecanizada…

Iochpe-Maxion e o desenvolvimento do setor ferroviário brasileiro

A expertise do Grupo Iochpe-Maxion com ferrovias vem de longa data, desde sua fundação, em 1918, quando atuava no setor madeireiro. Grande parte da produção voltada para exportação era escoada para os portos do Sul por via férrea, e para acessar as estações, foram construídas pequenas linhas internas, nas quais os “troleys” eram puxados por…